sexta-feira, 29 de março de 2013

Dica da semana





Problemas com os teus sabonetes de glicerina pois ficaram com umas bolhas de água?
Não te preocupes, tenho a solução para o teu problema! é normal quando se inicia com o fabrico de sabonetes de glicerina. Com a prática já não acontece.

O sabonete de glicerina tem na sua composição glicerina, e sabias que a glicerina absorve água do ar à sua volta, ficando com umas bolhas de água na sua superfície se esta ficar ao ar livre durante algum tempo. 

Temos que ter em atenção duas etapas:

Primeiro - Quando derretes a base NUNCA mas nunca pode ferver, não pode aquecer demais. O sabonete contém humidade, ou seja alguma água, e se ferve essa água vai evaporar, logo o sabonete com o passar do tempo vai buscar essa humidade que perdeu ao ar envolvente, e fica suado. 
Ou seja, estragou tudo. Podes usa-lo tu, mas nunca ofereces nem vendes, pois fica muito feio.

Segundo - Um sabonete de glicerina depois de feito, tem sempre que estar protegido da humidade do ar. Isto é, quando o produzes, tem sempre o cuidado de o envolver em película aderente ou papel celofane, em caso de profissionais, em película própria.


Assim garantes sempre que o teu sabonete fica com bom aspeto!
 




Lê e aprende: Base e Glicerina



Base glicerinada e Glicerina o que é?


Muitas pessoas chamam, erradamente, glicerina à base para sabonetes. 


A BASE

A base usada para sabonetes produzidos pelo método “Derrete e Derrama”, isto é, chamados sabonetes de glicerina, é fabricada em fábricas próprias na qual resulta uma base transparente. Esta base, e chamamos base pois é a base para fazer o sabonete, não é nada mais nada menos, que um sabonete já pré fabricado. O que tu tens que fazer é simplesmente adicionar corante e cheirinho para obteres um sabonete agradável.

Além disso, mostro aqui os ingredientes que a maior parte das bases para sabonetes contêm:

Aqua, Glycerin, Sodium Stearate, Propylene Glycol, Sorbitol, Sodium Laurate, Sodium Laureth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Sodium Chloride, Stearic Acid, Lauric Acid, Pentasodium Pentetate, Tetrasodium Etidronate.

Por conter glicerina na sua constituição, podemos chamar, base glicerinada, sendo este é o termo correto.

Existem bases à venda que nem têm glicerina nos seus ingredientes, são feitas com detergentes. É muito importante ler os rótulos e saber com que material se trabalha.  

Quando fazes um sabonete podes sempre adicionar glicerina líquida, assim chamas ao teu sabonete - sabonete de glicerina, o que lhe vai dar propriedades hidratantes extra e mais espuminha.  

A GLICERINA

A glicerina é um composto líquido, viscoso, provem de uma reação entre gorduras e soda cáustica, na qual se produz sabão e glicerina.
É um produto sem cor. O composto químico puro é o chamado glicerol, o que indica que é um álcool. O nome comercial é então a chamada glicerina.

A glicerina é muito usada para fazer sabonetes e outros produtos de beleza, tem grande poder hidratante. Também é usada para formar a nitroglicerina, para criar a dinamite.

Também é utilizado em impressões e tintas, na indústria alimentar no fabrico de xaropes, gelados, frutas de conserva, loções e como lubrificante. Também pode ser usado para prevenir a congelação de macacos hidráulicos. As suas qualidades anti-sépticas permitem a sua utilização na preservação de amostras científicas.